Como Definir o Abdômen
Definir o Abdômen é um desejo de todos, porém boa parte das pessoas que treina não consegue resultados satisfatórios. Descubra quais são os principais erros na busca pela definição abdominal e veja o que fazer para alcançar o sucesso.
ERROS MAIS COMUNS
- Focar Somente Nos Treinamentos Abdominais: Você pode treinar seu abdômen 3 vezes por semana, de todos os ângulos possíveis, usando os melhores exercícios, porém se o seu percentual de gordura for alto, sua barriga não ficará definida. Claro que os treinos são necessários, porém você só verá os resultados quando perder a gordura que está cobrindo os músculos.
- Reduzir Drasticamente as Calorias: Algumas pessoas acreditam que a melhor forma de queimar gordura é reduzir o consumo de calorias ao máximo. Porém, é muito provável que antes da gordura você perca muita massa muscular, te deixando “definidinho”, porém magricelo.
- Exagerar nos Aeróbicos: Também não é interessante exagerar no cardio. Você se matou para ganhar massa muscular e não vai querer perdê-la tão facilmente. O seu objetivo deve ser reduzir os níveis de gordura sem sacrificar a massa muscular.
DICAS PARA DEFINIR O ABDÔMEN
- Ajuste Sua Dieta: Coloque na cabeça que para definir o abdômen você não precisa comer menos, e sim, comer certo. Seu corpo precisa de energia para sobreviver, e reduzir o consumo de alimentos é o mesmo que dizer para o corpo usar os seus músculos como fonte de energia. Procure adotar uma dieta balanceada. O E-book Abdomen Sarado sugere ótimas opções de alimentos e dietas para esse caso.
- Levante Pesos: Os músculos requerem mais calorias do que as gorduras, portanto, ter músculos é uma excelente maneira de fazer com que o seu corpo trabalhe a seu favor. Procure fazer musculação no mínimo três vezes por semana, e o mais importante: treine com o objetivo de ganhar músculos e não de perder gordura, pois no segundo caso, é comum que o relaxamento se torne rotineiro.
- Não Exagere nos Abdominais: Os músculos abdominais são como qualquer outro e também precisam de descanso para se desenvolver. Com certeza você já ouviu falar no “Zezinho” que faz 1000 abdominais por dia, porém esse não é o caminho. Faça abdominais no máximo 3 vezes por semana, e não execute séries com centenas de repetições. Procure contrair os músculos ao máximo em cada movimento, e seu treino ficará pesado, mesmo com uma série reduzida.
- Escolha o Método Hiit – Hiit é um método de treinamento aeróbico que consiste em intercalar movimentos de alta e baixa intensidade. Muitas pesquisas indicam que esse é um dos melhores tipos de treinamento para queimar gordura.
Melhores Exercícios Abdominais
Você encontrará abaixo, vídeos com os melhores exercícios abdominais divididos por regiões:inferior; médio e superior; e obliquo (lateral).
Antes de tudo é bom deixar uma coisa bem clara: os exercícios abdominais não vão queimar a camada de gordura em sua barriga. Existem pessoas que tem abdomens muito bem trabalhados, porém, envoltos por uma boa camada de gordura; logo, ninguém percebe que existe sequer um rastro de músculos na região.
Além do e-book Abdomen Sarado, recomendo que leia os artigos abaixo caso precise queimar gordura abdominal.
Voltando aos exercícios abdominais, outro ponto importante deve ser comentado: Os músculos abdominais são como qualquer outro, não faça séries com intermináveis repetições. Conheço muitas pessoas que chegam a fazer 500 repetições por dia, isso é um absurdo! Treine seu abdômen como qualquer outra parte do corpo. Procure fazer os exercícios concentrados, forçando a região a cada movimento, dessa forma a série com poucas repetições vai ficar bem pesada.
Bom, vamos ao que interessa…